Querendo quebrar a hegemonia do trio premium, Volvo lança XC40 no Brasil por R$169.950


A Volvo está apresentando o XC40 no mercado brasileiro. Em pré-venda desde o final do ano passado, o menor SUV da marca sueca chega ao Brasil a fim de causar forte impacto frente aos concorrentes, BMW X1, Mercedes-Benz GLA e Audi Q3, líderes do segmento. Mostrando um grande potencial de tentar quebrar a hegemonia desse trio, o XC40 manteve quase o mesmo design do conceito que o antecipou, o 40.1 Concept. A versão de produção se diferencia por trazer novo design das portas traseiras, as maçanetas na lateral. A Volvo também tirou as câmeras laterais que substituíam os retrovisores, que ganharam uma capa preta no mesmo tom que o teto. O SUV ainda é o primeiro Volvo a ser equipado com a nova plataforma modular CMA de compactos, o XC40 ainda se destaca pelo seu design com a filosofia de design "Martelo de Thor", com frente truncada com faróis de LEDs dotados de LEDs em "T" e possui grade dianteira com inclinação negativa. O modelo ainda aposta no teto bitom com cor diferente ao do restante da carroceria, possibilitando 17 combinações diferentes. Com teto basicamente reto, o SUV conta com colunas C com base bastante elevada, enquanto as lanternas traseiras lembram muito a dos irmãos XC60 e XC90, com tampa do porta-malas totalmente lisa e para-choque traseiro com grandes refletores. Há opção de teto solar panorâmico e as rodas de liga leve de 18 polegadas possuem dois design diferentes, um sóbrio e outro mais esportivo, para a versão R-Design. No interior, as novidades ficam por conta da saídas de ar verticais no console central que lembram as que foram utilizadas por S90 e V90, ao invés das largas usadas por XC60 e XC90. Há ainda painel de instrumento completamente digital, o espaço para carregar o celular por wireless e as superfícies em preto brilhante.


A central multimídia vertical de 9 polegadas possui conectividade com Apple CarPlay e Android Auto e ar-condicionado dual-zone. No painel, o quadro de instrumentos é digital com tela configurável de 12,3", com acabamento que mescla entre detalhes metálicos no painel e portas, estas com um desenho bem diferenciado em relação aos outros SUVs da marca. O volante é o mesmo, tendo um aspecto limpo e bem ergonômico. Na mecânica, o XC40 deve ser vendido com motores 2.0 16v E-Drive Turbo T4 com potência de 190cv e torque de 30,5kgfm ou T5 com mesma mecânica com 258cv de potência e 35,7kgfm de torque, sempre acoplado ao câmbio automático de 8 velocidades. A tração é nas quatro rodas, o que ajuda o XC40 a acelerar de 0 a 100km/h em 6,4 segundos e atingir a velocidade máxima de 230km/h com o motor mais potente. O XC40 ainda chega com o trunfo de ser o maior dos SUVs compactos premium, com 4,42 metros de comprimento, 2,70 metros de entre-eixos, 1,86 metro de largura e 1,65 metro de altura. O porta-malas tem 460 litros e pode ser ampliado com o rebatimento do banco traseiro, que é tripartido. O XC40 conta com programa de revisões a cada 10.000km que somam R$10.194 de custo total até 60.000km. Além disso, o SUV pode ter garantia estendida de mais 12 meses por R$2.990, mas a garantia normal é de dois anos, podendo chegar a quatro com duas adicionais. A revisão de 150.000km custa R$899.


Para os clientes PcD (Pessoas com Deficiência), que possuem desconto apenas do IPI, já que desconto de ICMS é válido apenas para carros até R$70 mil. Atualmente com preços de R$169.950 (T4), R$189.950 (T5 Momentum), R$209.950 (T5 R-Design) e as séries especiais por R$199.950 (T5 Momentum First Edition) e R$219.950 (T5 R-Design First Edition), com desconto de IPI, passam a ser de: R$145.950 (R$T4), R$165.950 (T5 Momentum) e R$185.950 (T5 R-Design), respectivamente. A Volvo ainda espera que 75% dos consumidores do XC40 nunca tiveram um Volvo, ou seja, deve trazer uma grande quantidade de novos clientes para a marca, possivelmente que saíram dos seus rivais diretos. Com o XC40 no Brasil, a Volvo espera vender recorde de vendas com o modelo, já que para este ano a meta é emplacar cerca de 2 mil unidades do SUV e chegar a 6.500 unidades emplacadas neste ano com toda linha. Porém, com o grande sucesso da pré-venda, o XC40 tem tudo para vender mais que simples 2 mil unidades neste ano, ajudando a sueca e crescer no mercado e se estabelecer no Top20, quiçá brigando com a Land Rover pela quarta colocação entre as premium.


XC40 T4
De série com faróis e lanternas em LED, faróis de neblina, luz diurna em LED, sete airbags, rodas de liga leve aro 18, controle de estabilidade e tração, frenagem automática emergencial, alertas de mudança de faixa, de tráfego  de "condução inconsistente", controle de cruzeiro, assistentes de partida em rampas e de controle de velocidade em descidas, assistente de proteção contra saída da pista de rolagem, quadro de instrumentos em tela 100% digital TFT de 12,3 polegadas, sistema de áudio de 80W, central multimídia Sensus com tela tátil de 9", conectividade Android e Apple, três entradas USB, Bluetooth, comando de voz e serviço de concièrge Volvo on Call, volante multifuncional, ar-condicionado digital com purificador, controle de cruzeiro, faróis e limpadores de para-brisa com acionamento automático, sensores traseiros de estacionamento, acabamento interior em couro preto, banco do motorista com regulagem elétrica e memória e barras longitudinais de teto.


XC40 T5 Momentum
A versão XC40 T5 Momentum adiciona rodas aro 19, grade dianteira com moldura cromada, para-choques com acabamento prata na base, opção de pintura com teto em tom contrastante de branco, modos de condução, ar digital de duas zonas, câmera de ré, sensor para abertura e fechamento das portas sem usar a chave, modos de condução, câmera de ré, interior com quatro opções de acabamento em couro (caramelo, bege, vermelho ou preto), retrovisores  antiofuscantes, som de 250W com oito alto-falantes e carregadores de celular sem fio.


XC40 T5 R-Design

Por fim, a versão XC40 T5 R-Design ainda traz teto, barras de teto e retrovisores externos com pintura contrastante na cor preta, chave revestida em couro, faróis de neblina em LED com luzes direcionais ativas, grade frontal em preto brilhante, rodas de liga aro 20, saídas de escape integradas ao para-choque traseiro, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de condução semi-autônoma, sensores dianteiros de estacionamento, borboletas para troca de marchas atrás do volante, porta-malas com abertura sem as mãos, interior com acabamento em couro e nobuck pretos, volante revestido em couro, banco do passageiro dianteiro com ajuste elétrico, sistema de áudio Harman Kardon de 600W e 13 alto-falantes, navegação GPS, câmera de 360 graus e teto solar panorâmico.


Preços
  • XC40 T4 – R$ 169.950
  • XC40 T5 Momentum – R$ 189.950
  • XC40 T5 R-Design – R$ 209.950
  • XC40 T5 Momentum First Edition – R$ 199.950 (limitada a 40 unidades)
  • XC40 T5 R-Design First Edition – R$ 219.950 (limitada a 30 unidades)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok