Especial Lançamentos 2018 #41: o que esperar da Volkswagen para o Brasil neste ano?


A Volkswagen terá uma das lista mais interessantes de 2018. A marca dá continuidade ao seu projeto de renovação de linha e prometeu 20 lançamentos no Brasil e região até 2020, começando pelo Polo, lançado em setembro.
Virtus: já disponível nas concessionárias, o sedã da Volkswagen já está à venda com preços entre R$59.990 e R$79.990 desde o último dia 21 de janeiro. O sedã deve concorrer diretamente com Ford New Fiesta Sedan, Chevrolet Cobalt, Honda City, Kia Rio Sedan, Toyota Vios e Fiat Cronos. O Virtus traz diferenças em relação ao hatch, principalmente no quesito dimensões. Você deve pensar: "claro, é um sedã!". Calma. O Virtus possui um entre-eixos alongado em relação ao hatch. São 2,65 metros de entre-eixos conta 2,56 metros do Polo, quase 10cm de diferença. No comprimento, são 4,48 metros, com espaço no porta-malas de 521 litros, altura de 1,46 metro de 1,75 metro de largura. No design externo, o Virtus possui o mesmo design do Polo na dianteira, assim como o interior, no painel. O sedã também deve ser equipado com painel totalmente digital Active Info Display de 10,25 polegadas e os sistemas de infotainment, com o topo sistema Discover Media com tela sensível ao toque de 8 polegadas, além de três entradas USB e as plataformas Mirrorlink, Apple CarPlay e Android Auto integradas. A traseira do Virtus apresenta a nova filosofia da Volkswagen, com lanternas finas e com LEDs, invadindo a tampa do porta-malas. O para-choque traseiro possui um friso cromado em sua base inferior e a placa fica na tampa do porta-malas. Construído sobre a plataforma MQB-A0, o sedã foi apresentado com motor 1.0 12v TSI200 de 128/116cv de potência e 20,4kgfm de torque, que acelera de 0 a 100km/h em 9,9 segundos com Etanol, segundo a VW, com velocidade máxima de 194km/h. As versões mais simples devem ser vendidas ainda com motor 1.6 MSI Flex que desenvolve 117/110cv de potência com torque de 16,5/15,8kgfm, acoplado apenas com câmbio manual de 5 marchas.


T-Cross: a Volkswagen confirmou que deve apresentar o T-Cross aos brasileiro no mês de novembro deste ano, apenas alguns meses depois da Europa. Já em testes no nosso mercado, o SUV compacto da Volkswagen será apresentado no Salão do Automóvel de Paris deste ano, que ocorre em outubro. A produção do SUV também deve acontecer em novembro deste ano na fábrica de São José dos Pinhais (PR) e as vendas começam apenas em janeiro de 2019. O modelo deve ser lançado ainda este, possivelmente no Salão de São Paulo em regime de pré-venda. O T-Cross será o menor SUV da VW até a chegada do T-Track, comenta-se que ele tenha cerca de 4,21 metros de comprimento e entre-eixos na casa dos 2,57 metros. Ficando abaixo de Tiguan e Touareg, design deve beber da fonte do T-Cross Breeze Concept, com aspecto mais esportivo, com design dianteiro bem mais esportivo que o conceito. Por aqui, espera-se que ele seja vendido com motor 1.6 16v MSI Flex nas versões de entrada com 120/110cv de potência e torque de 16,8/15,8kgfm, acoplado ao câmbio manual de 6 marchas, enquanto as versões intermediárias e topo de linha serão equipados com motor 1.0 12v TSI Flex de 128/116cv de potência e torque de 20,4kgfm para ambos combustíveis. Entre os itens de série, espera-e por quatro airbags de série (frontais e laterais), controle de tração e estabilidade, alerta de fadiga, bloqueio eletrônico de diferencial, painel digital com tela de 10,3 polegadas e a nova central multimídia de 8 polegadas. Porém, muitos desses itens podem ser opcionais.


Tiguan Allspace: a Volkswagen deve lançar a nova geração do Tiguan no mercado brasileiro no primeiro trimestre desse ano. Vindo do México, o SUV Médio deve receber primeiramente a carroceria de sete lugares, chamada de Allspace. Destaque da alemã no Salão do Automóvel de Detroit para competir com Toyota RAV4 e Honda CR-V, o Tiguan Allspace conta com a plataforma MQB e seu entre-eixos é 11 centímetros a mais que o modelo europeu. Com isso ele chega a 2,79 metros de entre-eixos, recebendo uma terceira fila de bancos, que a Volkswagen chama de 5+2, provavelmente para reforçar a ideia de que o Tiguan Allspace tem carisma esportivo. No Brasil, o Allspace deve ser lançado no quarto trimestre do ano, convivendo com o atual Tiguan 1.4 TSi até a produção da primeira geração ser encerrada definitivamente, quando a carroceria de cinco lugares de nova geração deve pintar no Brasil. O Tiguan de 7 lugares conta com 4,70 metros de comprimento e 6cm a mais de espaço para os joelhos no banco traseiro e 115 litros a mais no porta-malas. Se o modelo de 5 lugares conta com 615 litros no porta-malas, a carroceria de sete lugares conta com 730 litros, sem a terceira fileira de bancos. Com a terceira e segunda fileira de bancos rebatidos, o espaço é de amplos 1.770 litros. O Allspace será vendido em três versões na Europa (Trendline, Comfortline and Highline). No Brasil ele deve ser vendido nas versões Comfortline e Highline e virá com motor 2.0 TSI que desenvolve 220cv de potência, acoplado ao câmbio automático Tiptronic de 8 velocidades, com opção de tração 4MOTION. Preços devem ficar entre R$145.000 a R$160.000.


Jetta: desde a introdução da plataforma modular MQB pela Volkswagen em 2012, o Jetta é um dos últimos modelos da linha Volkswagen atual que ainda era produzido com plataforma PQ35. Agora ele chega a plataforma MQB, com design mais sofisticado e refletindo a atual filosofia de design da marca. Produzida na fábrica de Puebla, no México, ele surge com uma nova geração mais longa e aerodinâmica, ganhando vigias laterais nas colunas C, que nunca foi comum nas seis gerações do Jetta. Na dianteira, destaque para os faróis hexagonais de LEDs que contam com uma grade dianteira maior e de formato básico, que mantém os característicos frisos horizontais que marcam a assinatura de design da marca alemã. Ele possui para-choque dianteiro com design mais fluído e novos faróis de neblina retangulares, enquanto as rodas nas laterais possuem design mais esportivo. Nas laterais, um vinco bem pronunciado na altura das portas marca o novo sedã, que ainda possui largas colunas C, que apesar das vigias, e lanternas retangulares com corte abrupto na altura da tampa do porta-malas. O para-choque traseiro conta com acabamento que imita saídas de escape. No interior, as novidades ficam por conta da semelhança com Polo e Virtus. Ele possui quadro de instrumentos digital e central multimídia com equipamentos diversos, como Discover Media a mais completa, adicionando Google Android Auto, Apple Car Play, MirrorLink, navegador GPS, rádio SiriusXM, câmera de ré, entre outros. Na mecânica, ele mentém o conjunto 1.4 TSI que desenvolve 150cv de potência e 25,5kgfm de torque, acoplado ao câmbio manual de 6 marchas ou automático Tiptronic de 8 velocidades. Há ainda sistema Start&Stop. Aqui deve ser vendido nas versões Comfortline e Highline, com preços na casa dos R$90.000.


Golf e Golf Variant: os médios Golf e Golf Variant devem passar por um face-lift. Em sua meia-vida, a sétima geração do Golf ganha O segundo Volkswagen mais vendido da história ganha novos faróis duplos de LED com LEDs diurnos redesenhados, tendo ainda um friso cromado que se harmoniza com um dos DRL´s. O para-choque também foi alterado, ganhando aspecto mais moderno. O protetor traseiro também foi atualizado. Já na traseira o arranjo interno das luzes foi reformulado e todas as versões saem de fábrica agora com LEDs. Por fim, o para-choque foi levemente redesenhado, assim como as saída de escape. Rodas com layout inédito completam o pacote. Na cabine, o quadro de instrumentos digital de 12,3 finalmente chega ao Golf. O recurso já está presente nos novos Passat, Tiguan e outros, e permite a escolha de pelo menos cinco configurações diferentes (incluindo o modo especial de negação). Além disso, o sistema de entretenimento foi completamente revisto e agora atende pelo nome Discover Pro. Há tela de 9,2 polegadas sensível ao toque, maior resolução e suporte para comando por gestos (primazia no segmento). O hatch segue sendo paranaense e a station, mexicana. O Golf deve ganhar opção de câmbio automático de 6 velocidades para o motor 1.0 TSI, que deve ser o substituto do 1.6 MSI. Preços devem ficar na casa dos R$80.000 iniciais no hatch e R$110.000 na Variant.


Atlas: o Atlas deve chegar ao Brasil no segundo semestre de 2018, possivelmente no Salão do Automóvel de São Paulo deste ano como substituto do Touareg. Enquanto o SUV ganha a sua terceira geração na Europa, o Brasil deve ficar com uma solução mais barata e que possa ser mais rentável no mercado, com índices maiores de vendas. Desejo do antigo presidente da Volkswagen Brasil e América Latina, David Powels, o Atlas deve se tornar o SUV topo de linha da Volks, com preços na casa dos R$170.000. Produzido em Chattanooga, no Tennessee, o Atlas viria ao mercado brasileiro para competir com Kia Sorento e Hyundai SantaFe. O Atlas se destaca por trazer faróis duplos de LEDs, além de LEDs diurnos. Na traseira, lanternas igualmente em LEDs, mas opcionais. Por dentro, o ambiente é bem claro e amplo, tendo detalhes que imitam madeira e instrumentação digital e configurável Volkswagen Digital Cockpit, além de multimídia com Android Auto, Car Play e MirrorLink. Por aqui ele seria vendido com motor 3.6 V6 TSI que desenvolve 280cv de potência e câmbio automático de 8 velocidades, com tração integral. Entre os equipamentos, destaque para o sistema de frenagem automático pós-colisão, tornando-se o primeiro da categoria a receber o dispositivo. O utilitário familiar também possui controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal, monitor de pontos cegos, alerta de saída de faixa e frenagem automática de emergência. Há ainda sistema de som premium Fender com 12 alto-falantes e um amplificador de 480 watts.


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