Opel deve perder plataforma e motores da GM de forma gradativa e contínua nos próximos anos


A Opel (e consequentemente a Vauxhall) deverá perder os atuais motores e plataformas. Segundo a PSA, a decisão visa aumentar a sinergia entre as duas empresas. De acordo com Gilles Le Borgne, chefe de desenvolvimento de produto do grupo francês, a mudança não deve ocorrer de forma repentina, levando alguns anos para que a transição seja completa e não tão impactante para os clientes. Agora, Opel e Vauxhall passam a pagar pelo uso de tecnologia da GM, o que a PSA quer evitar ao máximo. Por enquanto isso não deve ser possível, mas o objetivo da PSA é reduzir essa dependência e então cortá-la completamente. Segundo Le Borgne, “queremos dispensar qualquer pagamento de taxas de licenciamento o mais rápido possível”. Ainda não se tem uma previsão disso acontecer, mas segundo o diretor de engenharia da PSA, Peter Fintl, ”a PSA não precisa da tecnologia convencional da Opel. Uma vez que ambos os fabricantes estão ativos na mesma classe, é provável que as plataformas da Opel sejam gradualmente desativadas e que as tecnologias PSA sejam introduzidas”. O que ainda não se decidiu é como que essa sinergia deve funcionar com modelos elétricos, como é o caso do Opel Ampera-e, que usa base do Chevrolet Bolt. A PSA usa uma outra filosofia de carro elétrico e o cronograma nada diz a respeito sobre o modelo, colocando um risco a imagem da Opel. Segundo Fintl menciona, a PSA não precisa da engenharia da Opel. Mas a marca alemã possui quatro centros de pesquisa e desenvolvimento de motores na Europa, localizados na Alemanha, Polônia, Hungria e Áustria. Atualmente a Opel conta com 3 mil engenheiros.


Fonte: AutoNews Europe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Peugeot lança promoção com 208 e 2008, que serão vendidos com descontos de até R$ 17 mil