Volkswagen lança oficialmente o Polo no Brasil por R$49.990 iniciais e marca nova fase da marca


A Volkswagen lançou a sexta geração do Polo no mercado. O hatch, vendido no Brasil entre 2002 a 2014 volta ao mercado nacional como vitrine tecnológica dos compactos da marca alemã. O hatch chega com a missão de ficar entre o Fox e o Golf e pretende ser um dos modelos mais vendidos da Volkswagen no país. O Polo chega ao mercado se beneficiando da imagem do Golf ao ser equipado com a plataforma MQB-A0 (contra a MQB do Golf), um pouco mais simples que a do hatch médio, mas buscando trazer a mesma tecnologia do irmão maior. O hatch conta com 4,05 metros de comprimento, 2,56 metros de entre-eixos, 1,75 metro de largura e 1,46 metro de altura, com porta-malas de 300 litros, que pode chegar a 1.071 litros com os banco traseiros rebatidos. O peso varia entre 1.058kg a 1.147kg e o tanque de combustível é de 52 litros. Segundo a Volkswagen, o atual Polo se equivale ao Golf 4 de 1998 em termos de dimensões. Feito sobre a plataforma modular MQB-A0, o Polo conseguiu ficar maior, mas seu design deixa com a sensação dele ser maior do que realmente é. Apresentado como um "mini-Golf", o Polo 2018 se destaca faróis, diferentes dos demais VW, LEDs diurnos envolventes e carroceria com formas equilibradas e lanternas compactas. O para-choque é um dos destaques, com uma leve alteração em relação ao modelo europeu – explicadas para nós em vídeo pelo José Carlos Pavone, diretor de design da Volkswagen do Brasil.


No interior o Polo surpreende ao trazer um padrão muito superior ao do modelo anterior e pode ser equipado com instrumentação digital e configurável no quadro de instrumentos, além de uma tela de 8 polegadas integrada ao desenho do painel. Os difusores de ar centrais posicionados mais abaixo. A carroceria tem 11,4% de aços de ultra-alta-resistência e 18,5% de aços estampados a quente. Aqui, ele deve ser vendido com três versões e três opções de motores. A Volkswagen deve vender o Polo, Polo Comfortline e Polo Highline. Entre as opções de motores, o hatch deve ser vendido com o 1.0 12v MPI Flex de 84/76cv de potência com torque de 10,4/9,7kgfm, o 1.6 16v MSI Flex de 117/110cv de potência e 16,5/15,8kgfm e o 1.0 12v TSI Flex de 128/116cv de potência e 20,4kgfm. O câmbio é manual de 5 marchas para o MPI e MSI e câmbio automático de 6 velocidades para o TSI. O MPI acelera de 0 a 100km/h em 13/13,3 segundos (etanol/gasolina), atinge 170/166km/h de velocidade máxima e consome 8,8/10,0km/l com etanol e 12,9/14,3km/l na gasolina, respectivamente cidade e estrada. Já o MSI acelera de 0 a 100km/h em 9,6/9,9 segundos, atinge a velocidade máxima de 193/189km/h e consome 8,2/9,5km/l com etanol e 12,0/13,9km/l na gasolina, respectivamente cidade e estrada. Por fim, o TSI acelera de 0 a 100km/h em 9,6/10,1 segundos, atinge 192/187km/h de velocidade máxima e consome 8,0/9,8 km/l com etanol e 11,6/14,1 km/l na gasolina, respectivamente cidade e estrada. Todos possuem classificação A do Inmetro na categoria e na geral. O Polo é produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) desde agosto.


Fruto de um investimento de R$2,6 bilhões na unidade, a cerimônia de início de produção teve a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o presidente da Volkswagen Brasil e América Latina, David Powels. Na cerimônia a Volkswagen informou que ainda deve investir R$7 bilhões no Brasil até 2020. Powels ainda ratificou a estreia da plataforma MQB-A0 no Brasil, que incluem Polo, Virtus, T-Cross e a possível picape de nome incerto. O hatch deve ter o menor custo de reparabilidade e revisão no país. O hatch sequer foi lançado e conta com esse argumento de vendas, que até então era do irmão up!. Segundo o índice Car Group do CESVI, o hatch terá o menor custo de reparo do país ao lado do up!, com nota 10 no ranking. Para obter o índice de reparabilidade, o CESVI realiza uma batida a 15 km/h, que atinge 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, seguindo a norma internacional do Research Council for Automobile Repairs. Com o dano feito, o órgão analisa o custo do reparo, a cesta básica de peças e o tempo necessário para o serviço ser realizado. Segundo o CESVI, para reparar o Polo é preciso de R$3.574, o mesmo valor cobrado pelo up!, até então campeão do índice. O modelo que mais perto chega disso é o Chery QQ, com custo de R$4.379. Aproveitando o tema, a Volkswagen revelou o plano especial de revisões do Polo, com preço fixo independente da versão, por R$999. No plano, o cliente pode incluir o valor do pacote na compra do veículo, inclusive no financiamento. Os preços já englobam o custo de mão de obra e o preço das peças. Até 60.000km o custo para manter um Polo é de R$2.674 para o Polo 1.0 MPI. O Volkswagen Polo 2018 vem nas cores Amarelo Kurkuma, Prata Tungstênio, Azul Night, Cinza Platinum, Prata Sirius, Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado.


Polo 1.0/1.6
Entre os itens de série, o hatch é equipado com interior claro e painel na cor Cinza Paladium, banco do motorista com ajuste de altura, direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, bancos com padronagem exclusiva, rodas de aço com calotas aro 15 polegadas, pneus 185/65 R15, controle de tração M-ABS, luzes de frenagem de emergência, freios ABS com EDB, sistema de controle do freio motor (MSR) e sistema de rádio Media Plus (USB, SD, Bluetooth).


  • Opcionais
  • Safety – display multifuncional no painel, controle de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR) e bloqueio eletrônico do diferencial (EDS) por R$1.050.
  • Connect Pack – Itens do pacote Safety, mais sistema de áudio Composition Touch com App-Connect (Android Auto, Car Play e MirrorLink), display multifuncional específico, volante multifuncional e rodas de liga leve aro 15 polegadas por R$2.600.



Polo Comfortline
Os mesmos itens das versões anteriores mais coluna de direção ajustável em altura e profundidade, retrovisores elétricos, bancos com padronagem exclusiva, interior em cor preto Titan, painel em Cinza Paladium, rodas de liga leve aro 15 polegadas, freios a disco nas quatro rodas, airbag duplo, airbags laterais, controle de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampa (HHC), assistente de frenagem de emergência (HBA), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), bloqueio eletrônico do diferencial com atuação do ESC (XDS+), limpeza dos discos de freio (BSW) e controle de momento de giro das rodas (GMA).


  • Opcionais
  • Tech I – keyless go, sensor de estacionamento dianteiro, controle de cruzeiro, luzes temporizadas, retrovisor eletrocrômico, rodas de liga leve aro 16 polegadas, pneus 195/55 R16, sensores de chuva e crepuscular e volante multifuncional com paddle shifts por R$2.200.
  • Tech II – Itens do Tech I, mais monitoramento de pressão dos pneus (RKA+), frenagem pós-colisão (Post Collision Brake), porta-luvas refrigerado, variador de altura do assoalho do porta-malas, rede no bagageiro, câmera de ré, sensor de fadiga e ar-condicionado automático por R$3.500.



Polo Highline
Os itens anteriores mais detalhes em preto brilhante, painel em Cinza Tungstênio, bancos com padronagem exclusiva, rodas de liga leve aro 16 polegadas e pneus 195/55 R16.





  • Opcionais
  • Tech high – sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, monitoramento de pressão dos pneus (RKA+), variador de altura do assoalho do porta-malas, antena estilizada, câmera de ré, sensor de fadiga, Discover Media com navegador GPS (USB, SD, Bluetooth, Android Auto, Car Play, MirrorLink), retrovisor eletrocrômico, faróis com facho automático e temporizador, frenagem pós-colisão (Post Collision Brake), sensores de chuva e crepuscular e rede no bagageiro por R$2.800.
  • Technology pack – Active Info Display, rodas de liga leve aro 17 polegadas, pneus 205/50 R17, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, monitoramento de pressão dos pneus (RKA+), variador de altura do assoalho do porta-malas, antena estilizada, câmera de ré, sensor de fadiga, Discover Media com navegador GPS (USB, SD, Bluetooth, Android Auto, Car Play, MirrorLink), retrovisor eletrocrômico, faróis com facho automático e temporizador, frenagem pós-colisão (Post Collision Brake), sensores de chuva e crepuscular e rede no bagageiro por R$4.500.


Plano de Revisão

  • Polo MPI

10.000 km – R$ 215
20.000 km – R$ 491
30.000 km – R$ 425
40.000 km – R$ 627
50.000 km – R$ 425
60.000 km – R$ 491


  • Polo MSI

10.000 km – R$ 263
20.000 km – R$ 539
30.000 km – R$ 473
40.000 km – R$ 728
50.000 km – R$ 473
60.000 km – R$ 539


  • Polo TSI

10.000 km – R$ 243
20.000 km – R$ 519
30.000 km – R$ 453
40.000 km – R$ 847
50.000 km – R$ 453
60.000 km – R$ 519


Preços

  • Volkswagen Polo 1.0 12v MPI MT - R$49.990
  • Volkswagen Polo 1.6 16v MSI MT - R$54.990
  • Volkswagen Polo Comfortline 1.0 12v TSI AT - R$65.190
  • Volkswagen Polo Highline 1.0 12v TSI AT - R$69.190


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