Fiat Uno comemora um ano de face-lift com a nova geração de motores FireFly no mercado
Apesar de ter sofrido um face-lift em 2014 e ter sido lançado no mercado em 2010, a atual geração do Uno passou por mudanças em 2016 a fim de receber a nova geração de motores FireFly, que colocou a Fiat na geração dos três cilindros. Para receber os novos motores, o hatch foi "obrigado" a receber mudanças no design para refrigerar melhor os dois novos conjuntos. O Uno teve que ganhar grade dianteira e um novo para-choque dianteiro. Além disso ganhou novas rodas de liga para as versões Way e Sporting. Por dentro, o quadro de instrumentos recebeu novo grafismo. Mas vamos dar atenção aos novos motores. O Uno GSE passa a ser vendido com motor 1.0 6v Flex que desenvolve 77/72cv de potência com torque de 10,9/10,4kgfm e com o 1.3 16v Flex que desenvolve 109/101cv de potência com torque de 14,2/13,7kgfm, ambos com bastante foco no torque, superior aos vistos nos principais rivais. Entre as opções de câmbio se mantém o manual de 5 marchas e o automatizado Dualogic de 5 velocidades. Uma curiosidade da família Firefly é a construção modular, sendo que os motores de 3 e 4 cilindros têm a mesma dimensão de pistão e cilindro – ou seja, o 1.3 nada mais é que o 1.0 com um cilindro extra. Isso permite que diversos componentes sejam compartilhados, facilitando tanto a produção quanto a manutenção, pois uma mesma peça pode servir aos dois motores. As versões 1.3 trazem de série o sistema start/stop, inclusive nos modelos equipados com câmbio Dualogic. De fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, faróis de neblina, função Lane Change para auxiliar o comando de seta, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, trava elétrica nas portas com acionamento automático a 20 km/h, volante multifuncional e display LCD com computador de bordo. Hoje, o Uno é o 16º mais vendido no Brasil, com 27.097 unidades emplacadas nos primeiros oito meses desse ano.
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