Audi lança segunda geração do Q5, que chega com mais tecnologia e "quase nacional" por R$244.990


A Audi está lançando a nova geração do Q5 no mercado brasileiro. O utilitário esportivo passa a ser produzido no México (por isso o "quase nacional", devido ao acordo comercial entre os dois países) e chega ao mercado primeiramente com três versões a gasolina e sempre com tração integral. Apresentado no Salão de Paris de 2016, o Q5 traz novos faróis afilados com LEDs (ou tecnologia Matrix LED como opcional), que formam conjunto com a nova grade hexagonal, dotada de filetes horizontais e envolto em alumínio, além de para-choques com formato mais robusto, vincos marcantes na extremidade das maçanetas nas laterais e lanternas traseiras instaladas na tampa do porta-malas. No interior, o Q5 oferece um amplo espaço interno e que leva com conforto, cinco ocupantes. A nova geração ainda aposta na tecnologia, com central multimídia com tela de 7 ou 8,3 polegadas, compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, conexões 4G LTE e WiFi hotspot e Audi Connect Services, sistema de som premium Bang & Olufsen, painel de instrumentos digital com tecnologia Audi Virtual Cockpit e tablets para os ocupantes traseiros. Construído sobre a plataforma MLB, o novo Q5 mede 4,66 metros de comprimento, 2,82 metros de entre-eixos, 1,89m de largura e 1,66m de altura, com porta-malas que varia de 550 a 610 litros, podendo chegar a 1.550 litros com os bancos traseiros rebatidos. A nova geração ficou 50kg mais leve, sendo apenas 20kg só da carroceria, que passa a trazer partes em alumínio e aços de ultra resistência, pesa 1.720kg.


Na mecânica, a nova geração conta com motor 2.0 TFSI a gasolina que desenvolve 252cv de potência com torque de 37,6kgfm, acoplado a transmissão automática de dupla embreagem S-TRONIC de 7 velocidades e a tração integral quattro, que no Q5 foi rebatizada de quattro ultra. Isso porque a ”tração integral permanentemente disponível”. A tração pode, eletricamente, desligar o eixo cardã tanto do câmbio quanto do diferencial. Ele funciona por meio de um motor elétrico que desconecta o cardã do câmbio quando o pedal do acelerador está até 20% do curso ou em desacelerações, por exemplo. O novo Q5 conta com modos de condução: Off Road, Dynamic, Individual ou reboque para que ele conecte tudo em 500 milissegundos. O conjunto é fabricado pela Magna. O Q5 pode ser vendido nas cores Branco Ibis, Preto Brilhante, Azul Navarra, Vermelho Matador, Preto Mito, Verde Açores, Cinza Manhattan, Prata Florete, Marrom Java e Azul Utopia. O modelo vem ainda com opção do Car Life Plus, que é extensão de garantia para 4 ou 5 anos. O modelo conta com revisão a cada 10.000km ou a cada um ano. Para as cinco revisões (ou 50.000km), serão gastos R$7.660. Entre os opcionais, a Audi oferece o Audi Side Assist (monitoramento dinâmico de tráfego lateral e traseiro) por R$6.500 e pacote Assistance Tour (Traffic Jam Assist, controle de cruzeiro adaptativo e monitoramento de faixa) por R$12.600 (só disponível em setembro). A partir de novembro deve ser oferecida uma versão blindada de fábrica e a versão esportiva SQ5.


Q5 Attraction
De série com acabamento interno em cinza prateado,  Audi Drive Select, trio elétrico, direção eletromecânica, ar-condicionado automático, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor eletrocrômico, rodas de liga leve aro 18 polegadas, pneus 235/60 R18, Start&Stop, suspensão pneumática, bancos em couro sintético e com ajustes elétricos, controle de cruzeiro, faróis bi-xênon, LEDs diurnos, lanternas em LED, luz ambiente customizável, Auto Hold, freio de estacionamento eletrônico, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, volante esportivo, frisos pretos, soleiras de alumínio (inclusive porta-malas), retrovisores com rebatimento elétrico, MMI com Audi Connect (SIM Card para internet)/Audi smartphone Interface/Bluetooth) e sistema de som Audi Sound.


Q5 Ambiente
Itens da versão acima, mais acabamento em alumínio rhombus, Audi Virtual Cockpit, bancos esportivos com 2 memórias para o condutor, teto solar panorâmico Open Sky, porta-malas com abertura/fechamento elétrico sem as mãos, entrada e partida sem uso da chave, Park Assist, retrovisores com memória, frisos externos brilhantes, rodas de liga leve aro 19 polegadas e pneus 235/55 R19.

Q5 Ambition
Os mesmos itens da Attraction e Ambiente mais faróis full LED adaptativos, lanternas traseiras em LED com indicação dinâmica, teto e colunas escurecidas, pacote de porta-objetos, retrovisores externos eletrocrômicos, frisos externos em preto brilhante, barras no teto pretas, rodas de liga leve aro 20 polegadas e pneus 255/45 R20.


Preços

  • Audi Q5 Attraction 2.0 TFSI S-TRONIC quattro - R$244.990
  • Audi Q5 Ambiente 2.0 TFSI S-TRONIC quattro - R$274.990
  • Audi Q5 Ambition 2.0 TFSI S-TRONIC quattro - R$292.990



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok