CAuto #64: Guerra à vista - Volkswagen Polo pode voltar a vida para se vingar do Fox?


Quando foi lançado no Brasil, em 2002, o Polo era considerado um dos melhores hatchs do mercado junto as novas gerações de Chevrolet Corsa e Ford Fiesta. Porém a Volkswagen já dava andamento em um novo modelo que seria lançado para substituir o Gol e de quebra ser exportado para a Europa. Era o projeto Tupi, que mais tarde conheceríamos como Fox. Lançado no final de 2003 com carroceria de duas portas, o Fox não conseguiu matar o Gol, mas sim o Polo. O início da queda do hatch premium aconteceu a partir de 2004 quando o Fox recebeu a carroceria de quatro portas. Mas agora pode dar o troco. Em sua sexta geração, o Polo tem a oportunidade de "matar" o Fox no mercado brasileiro. Ainda praticamente usando a mesma carroceria e base de 2003, o Fox sobreviveu com dois face-lifts de meia-vida em 2009 e 2014. Recentemente surgiu o boato que o hatch deixaria de ser produzido em 2021, mas a Volkswagen pode antecipar sua saída do mercado (vale destacar que nada está definido). Além disso a Volkswagen teria muitos hatchs em seu lineup: up!, Gol, Fox, Polo e Golf. Todos contam com versões que chegam no limite de outros, ou seja, não tem espaço suficiente para os cinco. Gol, up! e Golf devem se manter no mercado enquanto o Polo deve voltar. Ficaria a cargo do Fox o risco de sair de linha. Com vendas na casa das 3.000 a 4.000 unidades mensais, o hatch já não empolga frente aos concorrentes mais modernos. A SpaceFox não consegue mais emplacar 100 unidades por mês. Um face-lift está previsto para 2018, mas o fato é que nenhum deles vai conseguir se dar bem no mercado se esse fogo amigo interno não for resolvido. É algo parecido com a Fiat: Mobi, Uno, Palio, Argo, Punto e Bravo. Os dois últimos já deram adeus e o Palio deve ser o próximo, ao que tudo indica. Falta a Volkswagen resolver seu caso. Em uma situação hipotética, a Volkswagen ficaria com up!, Gol, Polo e Golf, cada um com uma faixa de preço mais livre para poder atuar no mercado brasileiro. Será que será a vez do Polo dar o troco, ou o início de sua vingança?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volkswagen deve trazer Jetta GLi ao Brasil, com motor 2.0 TSI melhorado para 220cv

Volkswagen Golf reestilizado pode atrasar, de novo, e ficar para meados do segundo semestre

Volkswagen estuda expandir fábrica de São Bernardo do Campo (SP), que produz Polo e Virtus

Ford Ranger Raptor custa 25% a mais que versão Wildtrak, antiga opção topo de linha

Hyundai desenvolve a linha N-Line, que estreia primeiro no i30, como opção abaixo da N-Spec

Atual Suzuki Jimny sai de linha no exterior mas se mantém no Brasil por mais um tempo

SWM apresenta o seu primeiro SUV, o GoOne, e é apresentado no estádio do Inter de Milão

Jeep descarta desenvolvimento de crossovers e reafirma suas capacidades para offroad

Ford confirma retorno da Ranger XL, destinada especialmente para frotistas e produtores rurais

Nova geração do Renault Clio é flagrada em testes na Europa e será um "mini-Megane"