Jeep surpreende e lança a segunda geração do Compass primeiro no Brasil e SUV começa em R$99.990


Como um presente para o mercado brasileiro, a FCA está apresentando globalmente a segunda geração do Jeep Compass primeiramente no Brasil. Depois do país se destacar no ano passado com um dos maiores crescimentos da marca no mundo, a chegada do Compass foi um "presente para os brasileiros". A fábrica de Goiana (PE), considerada a mais moderna da FCA no mundo não deve ser a única a produzi-lo. O Compass ainda deve ser produzido no México, China e possivelmente na Índia. Sem lembrar em nada a primeira geração, que era conhecida por ser um patinho feio no segmento, a nova geração busca inspiração nas linhas do Grand Cherokee para atrair os olhos dos consumidores. O seu design principalmente em faróis e lanternas. A linha de cintura é elevada e há um friso que percorre a parte superior das portas e a parte inferior do vidro da tampa do porta-malas. O acabamento deste pode ser preto ou cromado, de acordo com a versão de acabamento. No vidro traseiro, há um pequeno “easter egg”, com a silhueta do Monstro do Lago Ness. Outros estão escondidos pelo carro, mas são mais discretos que os do Renegade.


O novo Compass adota uma plataforma mais moderna, feita com aço HSS de alta resistência, que torna a estrutura 70% mais rígida. Ela é compartilhada em parte com o Jeep Renegade, ostentando ainda um pacote de equipamentos de conforto, segurança e entretenimento sofisticados. A nova geração passa a ter 4,41 metros de comprimento, 2,63 metros de entre-eixos, 1,81m de largura e 1,64m de altura. O porta-malas é de 410 litros e seu peso é de 1.751kg na versão topo de linha Trailhawk. Ele deve ser oferecido em cinco versões e uma série especial: entre as versões há a Sport Flex, Longitude Flex, Limited Flex, Longitude Diesel e Trailhawk Diesel, além da série especial Openning Edition, baseada na versão Longitude e com produção de 500 unidades. Entre as motorizações, o novo Compass passa a ser vendido em duas opções: as versões de acesso devem contar com o motor 2.0 16v TigerShark Flex que desenvolve 166/159cv de potência e torque de 20,4/19,8kgfm quando abastecido com Etanol e Gasolina respectivamente. O câmbio é automático de 6 velocidades e sempre com tração dianteira.


Já o motor 2.0 16v MultiJet Turbo Diesel desenvolve 170cv de potência com torque de 35,7kgfm, acoplado ao câmbio automático de 9 velocidades e a tração 4x4. Ele deve concorrer com a nova geração do Kia Sportage além dos conhecidos Hyundai ix35 (e o futuro New Tucson), Toyota RAV4, Honda CR-V, entre outros e começa a ser vendido desde já, mas as entregas começam a ser feitas apenas a partir de 10 a 20 de Novembro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo. A Jeep espera que configurações com motor flex respondam por 70% das vendas. Questão de preço. Para puxar estas vendas, vai apostar até em configuração Opening Edition, série especial e limitada baseada na versão Longitude flex, mas com pacote mais completo. É a mesma estratégia usada com o Renegade, em abril de 2015. O preço, porém, ainda não foi anunciado. Para opções a diesel, 30% de entregas, ainda que a marca não revele quantas unidades pretende vender por mês. Objetivo é claro: liderar o segmento de SUVs médios no Brasil e, por que não, no mundo. A Jeep desenvolveu 2.500 itens exclusivos para o Compass e tem programa de revisões a cada 12.000 km no 2.0 Flex e 20.000 km no diesel. A marca também criou planos de manutenção de até 60.000 km. Na linha de acessórios Mopar, o novo SUV tem 40 itens exclusivos.


Sport Flex
Ar-condicionado manual, auxílio para saída em rampa, banco traseiro bipartido, câmera traseira de manobras, cintos de três pontos para todos os ocupantes, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade, tração e anticapotamento, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, freio de estacionamento elétrico, freios a disco nas quatro rodas, monitor de pressão dos pneus, rodas de alumínio de 17 polegadas, sensores de estacionamento traseiros, sistema de áudio com tela de 5 pol e navegador, volante ajustável em altura e distância.
Opcional: pacote Safety (bolsas infláveis laterais dianteiras, de cortina e para os joelhos do motorista).

Longitude Flex
Como o Sport, mais ar-condicionado automático de duas zonas, chave presencial para acesso e partida, comandos de mudanças de marcha no volante, rodas de alumínio de 18 pol, seletor de modos de condução, sistema de áudio com tela de 8,4 pol, volante com comandos.
Opcionais: pacote Safety (bolsas infláveis laterais dianteiras, de cortina e para os joelhos do motorista), pacote Premium (bancos de couro, sistema de áudio Beats, limpador de para-brisa e faróis automáticos, retrovisor interno fotocrômico) e teto solar.

Limited
Como o Longitude, mais pacotes Safety e Premium, faróis de xenônio, monitor de veículo em ponto cego, painel de instrumentos com tela colorida de 7 pol.
Opcionais: bancos de couro bege, pacote Advanced Assist (controlador de distância, monitor de mudança de faixa, aviso/prevenção de colisão frontal e assistente de farol alto), pacote Top III (ajuste elétrico dos bancos dianteiros, assistente de estacionamento, partida remota, sistema de áudio Beats, tomada de 127 V), teto solar panorâmico.


Longitude Diesel
O mesmo conteúdo da Longitude Flex.

Trailhawk Diesel
Ganha mais ganchos de reboque, protetores de cárter, da transmissão e do tanque de combustível, seletor de modos com cinco programas e suspensão elevada (as rodas são de 17 pol).
Opcionais: pacotes Advanced Assist e Pack Top III (vide Limited), teto solar panorâmico.


Preços

  • Compass Sport Flex - R$99.990
  • Compass Longitude Flex - R$106.990
  • Compass Limited Flex - R$124.990
  • Compass Longitude Diesel - R$132.990
  • Compass Trailhawk Diesel - R$149.990




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok