Retrômobilismo#79: Volkswagen Santana, a evolução do Passat em nova fase no Brasil - Part. 02!


 Dando continuação ao Retrômobilismo do Volkswagen Santana.
Em 1996 ele recebia mais novidades em sua lista de itens de série. Recebia tanque de combustível em plástico de polipropileno, cintos dianteiros com regulagem de altura, correia do tipo poli-V, ar-condicionado com gás conhecido na época por R134a e uma versão movida com gás natural e kit de conversão da empresa Silex, que o tornava bicombustível. O visual recebia pequenos retoques como nova frade dianteiro e lanternas fumês nos piscas e luz de ré. Já com 12 anos de mercado, o Santana sentia o peso da idade, já que o modelo atual era notável que nada mais era que uma evolução do primeiro Santana, de 1984. No mesmo ano o Santana recebia uma redução de preço para torná-lo competitivo, tática que funcionou, depois do sedã médio emplacar sua segunda melhor marca no Brasil.


 Em 1997 o Santana recebia mais mudanças. As versões passavam a ser chamadas de 1.8 Mi, 2000 Mi (básicas), Evidence e Exclusiv. Mas era em 1998 que chegava a última mudança de visual do Santana. O sedã médio recebia novidades no seu design, como faróis, grade, para-choque dianteiro e traseiro, lanternas, retrovisores externos, rodas de liga leve, tampa do porta-malas entre outros marcavam o visual do médio no exterior, ganhando um visual mais limpo e próximo dos anos 2000. Ele perdia os quebra-ventos e trazia imobilizador eletrônico do motor, volante de 4 raios, painel iluminado por cor verde, hodômetro digital, interceptor dos faróis rotativos entre outros. Em Dezembro de 1998 a versão Evidence dava deus ao mercado, enquanto ele era vendido na versão Mi com motores 1.8 e 2.0 além da Exclusiv. Em Maio de 1999, para suprir a saída de cena da versão intermediária a Volkswagen lançava pacotes de opcionais e em 2001 trazia as versões Comfortline e Sportline.





Em 2002, cada vez mais velho o Santana trazia apenas um novo retrovisor interno. No mesmo ano a station Quantum dava deus ao mercado depois de sobreviver por um bom tempo no mercado. Já o Santana seguiu os próximos anos sem nenhuma mudança e as vendas definharam. Novos rivais chegavam como o belíssimo Honda Civic em 2006, novo Chevrolet Vectra em 2005, Nissan Sentra em 2004 entre outros que foram lançadas mais ou menos nesses anos. Foi então que em 2006 ele deu adeus ao mercado brasileiro, mas entrou para um dos carros mais icônicos do Brasil por inovar em trazer novidades como ABS, injeção eletrônica entre outros.


No fim da sua carreira do Santana trouxe uma extrema alegrias aos consumidores que procuraram espaço, deixando os taxistas órfãos, já que ele era o mais "querido" para essa função devido seu grandioso espaço interno e porta-malas generoso. Nos últimos momentos de sua vida, o Santana não lembrava mais em nada do modelo de 20 anos atrás, quando era sinônimo de luxo e tecnologia. Se tornou obsoleto, mas possuiu um currículo respeitável, digno de um Santana. Estima-se que cerca de 500.000 Santanas foram fabricados entre 1984 a 2006. Muito se fala na volta do nome Santana ao Brasil com um novo sedã, acima do Voyage e abaixo do Jetta, com preços entre os R$50.000 a R$70.000, representante do segmento de Sedãs Compactos Premiuns, mas nada é certo.


Fonte: Best Cars

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Onix e Onix Plus devem ganhar reestilização até o início de 2024 no Brasil

Chevrolet lança Feirão de Fábrica neste final de semana e Acelera Chevrolet até dia 31/03

Depois do Tiggo 5X, Chery lança no país o Tiggo 7 Sport, que chega por atraentes R$ 134.990

Volkswagen Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan Jetta e Amarok tem promoção até dia 31