Retrômobilismo#75: Último membro da família, Fiat Oggi teve uma breve passagem pelo Brasil!
Quando a Fiat lançou a família 147 no Brasil, em 1976 com o próprio hatch, uma família inteira chegaria ao mercado brasileiro. Em 1980 chegava a City, primeira picape compacta do país, e no ano seguinte a station Panorama. Mais tarde chegaria o Fiorino, nome que persiste forte até hoje no mercado brasileiro. Mas só em Março de 1983 surgia o Oggi, o três-volumes da Fiat, o primeiro por sinal. Baseado na station Panorama, o Oggi já tinha um visual bem cansado para 1983, quando ele tinha rivais como Chevrolet Chevette e Volkswagen Voyage, sendo o último o mais modernos nas linhas. Assim como o hatch, o Oggi também passava a sensação de ser uma "caixinha de fósforo" graças ao seu visual quadrado. Se destacava pelo porta-malas de 440 litros de capacidade, um dos maiores do segmento. Também se destacava pelo seu bom espaço interno e o padrão do acabamento.
Vendido inicialmente apenas na versão CS, com motor 1.3 que desenvolvia 61cv de potência com gasolina e 62cv com álcool, sempre com câmbio manual de 5 marchas, o Oggi tinha como opcional, a ignição eletrônica. Entre os destaques, o Oggi trazia o sistema Cut-Off, (dispositivo acoplado ao carburador comandado por uma pequena central eletrônica que cortava o fornecimento de combustível de marcha lenta em desacelerações), e a válvula "Thermac" nas versões abastecidas com álcool (posteriormente estendida para gasolina), encarregada de levar ar aquecido pelo coletor de escapamento para o motor durante a fase de aquecimento. Em 1984 surgia a versão CSS (Comfort Super Sport), limitada a apenas 300 unidades, era a versão esportiva do Oggi que trazia o motor 1.4, capaz de desenvolver 78cv de potência, com torque de 11,5kgfm, com câmbio manual de 5 marchas, tinha relações encurtadas, trazendo engates mais macios que a versão civil. A versão CSS é muito procurada por colecionadores atualmente.
A versão CSS trazia alguns itens que o diferenciavam no visual dos demais. Tinha rodas de liga leve, retrovisores externos da Panther, defletores de ar e faróis auxiliares. No interior, ele trazia um quadro de instrumentos mais completos, além de costuras dos bancos e cintos de segurança na cor vermelha. O Oggi CSS também participou da competição Marcas e Pilotos, competição de sucesso nos anos 80. Ainda em 1984 o Oggi ganhava a série especial Pierre Balmain, um designer de roupas francês, se tornou a primeira série especial destinada ao público feminino, sendo feita apenas 50 unidades produzidas sob encomenda. Entre os diferencias da série Pierre Balmain, o Oggi trazia para-choques, grade, frisos e acabamentos plásticos externos na cor marrom. Havia também o símbolo “PB” no painel e nas laterais, além de uma "plaquinha" com a inscrição "Pierre Balmain".
Essa série especial era vendida apenas na cor bege áureo e é muito rara atualmente. A série especial começou a ser fabricada em Janeiro e em Março já estava esgotada nas concessionárias e além do visual diferenciado, trazia 2 malas da grife aos proprietários. Apesar das vantagens e benefícios o Oggi não fez muito sucesso, provavelmente pelas críticas de sua traseira alta e retilínea demais, responsável por destoar bastante o conjunto. Saiu de linha em 1985 com 20.083 unidades vendidas comercializadas em 3 anos, sendo substituído pelo Prêmio, o três-volumes derivado do Uno, o qual foi produzido durante um tempo razoavelmente maior, porém igualmente sem alcançar grande sucesso comercial, que só viria com o Siena, no fim dos anos 90.
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