Retrômobilismo#71: A picape mais velha do país tem muita história e um nome: Volkswagen Saveiro!


Lançada no mercado brasileiro em Setembro de 1982, a Volkswagen Saveiro chegou ao mercado com uma missão, de ser a rival de Fiat City e Ford Pampa, os modelos que haviam sido lançados até o momento, e esperava pela chegada da Chevrolet Chevy 500, em 1984. O nome Saveiro vem de uma embarcação muito comum no Nordeste, que transporta passageiros e carga, surge aí o nome da picape compacta, que tinha a mesma serventia, porém em chão firme. Podendo carregar 570kg de carga, a Saveiro tinha motor 1.6 a ar que rendia 51cv de potência e torque de 10,5kgfm de força, com câmbio manual. Tinha o mesmo comprimento da irmão Parati, que herdava da station as lanternas traseiras. Um ponto que foi criticado pelos primeiros proprietários da Saveiro era o estepe, que ficava do lado de dentro da cabine, limitando o espaço interno, até que muitos anos depois,a Volkswagen começou a vender a Saveiro com estepe na caçamba da picape.


Em 1985 a Saveiro ganhava na versão LS, o motor 1.6 refrigerado a água, que desenvolvia 85cv de potência e torque de 12,8kgfm de força, dando um pique maior a picapinha da Volks. Também ganhava a mesma frente do Voyage, unificando toda a família de compactos da Volkswagen. A versão S mantinha o mesmo motor 1.6 a ar de fracos 51cv de potência. Com o novo motor também veio o câmbio manual de 5 velocidades. Apesar do face-lift dos outros três membros, a Saveiro se manteve igual, como um veículo destinado ao trabalho, não precisava de muitas melhorias para se manter atraente, apesar dos 3 anos de mercado já em 1985. O primeiro face-lift da Saveiro veio apenas em 1987, quando o modelo ganhava uma nova dianteira que voltava a ser igual ao dos demais irmãos no mercado. Trazia mudanças como a frente mais baixa que trazia para-choques de plástico na dianteira e na traseira, novos faróis dianteiros, novo retrovisor externo, e detalhes no interior.





A vida da Saveiro foi a menos agitada dos 4 membros da família no mercado brasileiro, e se manteve com menos variações no mercado, conseguiu melhorar suas vendas perante as rivais, mas ainda perdia para a Ford Pampa. Em 1991 chegava outro face-lift da Saveiro, com frente mais arredondada, ganhava novos faróis mais afilados e compridos, nova grade e janela traseira deslizante e em 1992 ganhava catalisador para cumprir as novas regras de emissão de poluentes, que trouxe pequena perda de potência ao Saveiro no mercado, mas ainda assim se manteve uma boa opção no mercado. O motor a ar não era mais oferecida há uns 3 anos e a Saveiro era vendida apenas com motor 1.6 AP. Porém, os tempos já não eram os mesmos, o irmão Voyage tinha saído de linha em 1996, o Gol tinha ganhado uma nova geração em Setembro de 1994 e a Parati ganhava uma nova geração em Novembro de 1995. A Saveiro seguiu seu caminho sem nova geração, no primeiro momento.


Em 1993 era lançada a versão Summer, que fez grande sucesso com surfistas e ajudou a Saveiro a continuar "atual" aos olhos dos jovens mesmo tendo 16 anos de mercado. A versão Summer trazia rodas de alumínio, molduras laterais, barras de reforço no topo da caçamba e grandes adesivos laterais. Em 1994 é lançada a Saveiro Sunset, que trazia uma faixa laranja na lateral e amarelo nas colunas das portas. Tinha rodas raiadas e faróis de neblina de longo alcance. Porém, em 1997, com a chamada “geração bolinha”, a Saveiro ganhou injeção eletrônica, otimizando os índices de consumo de combustível e emissão de poluentes. Ganhava o mesmo visual do Gol de 1994 e ganhava uma caçamba muito maior, podendo carregar 700kg. Ganhava a opção de motores 1.6 1.6 que rendia 89cv de potência e torque de 13,2kgfm, além do 1.8, que passava a integrar a nova Saveiro, era capaz de render 98cv e um torque de 15mgkf, sempre a gasolina. O câmbio era o mesmo manual de 5 velocidades. Já em 1998 é lançada a Saveiro TSi, com motor 2.0 8v, que trazia algumas novidades no visual, com aspecto mais esportivo.


A Saveiro TSi tinha rodas de 15" e acabamento esportivo. O motor 2.0 8v a gasolina era o mesmo que equipava o Gol, capaz de desenvolver 109cv de potência e um torque que ficava na casa dos 17kgfm de força, sempre com câmbio manual de 5 velocidades. O motor era o suficiente para arrancar suspiros de muitos outros nacionais da época, principalmente as rivais da Saveiro. Além de ágil, o visual provocativo da Saveiro TSi arrancou muitos suspiros dos amantes de Gol GTI. Em 1999 os airbags frontais passaram a ser oferecidos, assim com o ar-condicionado se tornou opcional em todas versões. O primeiro face-lift da segunda geração, conhecido como G3, foi crucial para a Saveiro. Além de Gol e Parati, essa é considerada a melhor fase do modelo. Trazia um ar de modernidade para o início dos anos 2000, a Saveiro "G3", como ficou conhecido, trazia formas mais retilíneas e faróis de superfície complexa, transparente de maior alcance. Frente e traseira mudavam de uma forma tão radical (em especial, a dianteira), que nem lembrava o modelo "Bola", lançado em 1997.


O interior trazia um refinamento nunca antes visto, interior que foi até mesmo, usado no Golf 4, de tão "moderno" ele era. O quadro de instrumentos lembrava um azul royal, muito bonito por sinal que fez da Saveiro uma das melhores picapes da época, quando tinha como rivais, as renovadas Fiat Strada, Ford Courier e Chevrolet Corsa Pickup. No mesmo ano, em 2000, a Volkswagen lançava a versão Summer novamente a Saveiro, que ganhava rodas de liga leve de 14" polegadas, faróis com máscara negra e faixas decorativas, vendida apenas com motor 1.8. No ano seguinte era lançada a série especial Fun, que trazia cores vivas e máscaras dos faróis na mesma cor da carroceria, além de rodas de liga, faróis de neblina, vendida apenas na motorização 1.8, também. Em 2003 a Saveiro ganhava um upgrade no face-lift de 2000 ao trazer um novo para-choque dianteiro e traseiro, de linhas mais retilíneas. Além disso, trouxe o motor 1.6 8v Total Flex. O motor era o 1.6 que oferecia 99/97cv de potência e torque de 14,4/14,1kgfm com álcool e gasolina respectivamente. No mesmo ano, a Saveiro ganhava a versão Super Surf, que assim como a Summer de 1996, trouxe "surfistas" para o showroom da Volkswagen na época, reforçando o lado praiano da picape.


Já o motor 1.8 8v se tornava Flex no início de 2005 e era capaz de reproduzir 106/103cv de potência e torque de 16/15,5kgfm de força. Em Setembro de 2005 era apresentada a "linha G4", que foi um dos maiores erros da família Gol pela sua involução frente ao G3. Já como linha 2006, a linha G4 trazia um visual um tanto estranho, mais recortado e com interior mais pobre até mesmo nas versões topo de linha, ganhava o mesmo painel de instrumentos do Fox, que era apertado e de leitura sofrível. Além disso, o visual perdia seu charme conquistado no G3, fazendo os fãs da Volkswagen acharem que este foi considerado um erro para a Volkswagen, que registrou uma leve queda nas vendas, mesmo com a mudança no visual, que surtiu efeito mesmo sendo controvérsio. Na picape, as versões disponíveis eram a City com motor 1.6 8v Flex e 1.8 8v Flex e a Sportline com motor 1.8 8v, sendo que esta última versão tinha suspensão mais alta.


Em 2005 a Saveiro ganhava a versão Crossover renovado, versão que já existia desde 2003, que trazia quebra-mato, santantônio, um pequeno estribo lateral e a inscrição "Crossover" na lateral da picape. Já em Novembro de 2007 chegava ao mercado a versão Titan, oferecida com motor 1.6 8v Flex, trazia para-choque dianteiro e traseiro de plástico preto, faróis de máscara negra e rodas de aço, quase uma versão despojada, que deixava o visual um tanto estranho. Também voltava ao mercado no mesmo ano, a versão Surf, que ganhava faróis de longo alcance com máscara negra, moldura nas caixas de roda, rodas de liga-leve de 15” na cor Cinza Tom e adesivos da série Surf nas laterais dos veículos. O interior ganhava detalhes na cor prata, como o botão de acionamento dos faróis, botão do freio de mão, anel da saída de ventilação, gatilhos das portas, detalhes no volante e coifa da alavanca de câmbio. Além de ganhar exclusivos porta-objetos e pedaleiras esportivas. O painel e portas também receberam apliques na cor prata, como a moldura do instrumento combinado e das teclas que acionam o vidro elétrico.


Mas foi em Agosto de 2009 que a Saveiro finalmente ganhou sua terceira geração. Chamada de Saveiro G5, a Saveiro ganhava um entre-eixos maior, de 2,75m, com opção de Cabine Simples e a tão esperada Cabine Estendida, já oferecida pela rival Strada desde 2001. As versões eram a Trend e Topper e o único motor oferecido eram o 1.6 8v Flex capaz de desenvolve 104/101cv de potência. Já em Fevereiro de 2010 a Saveiro ganhava a versão Cross, que substituía a Saveiro Crossover, ganhando faróis de longo alcance junto aos faróis de neblina e um visual mais off-road, como era visto em suas rivais. Com Cabine Simples, a Saveiro G5 leva 924kg, enquanto com Cabine Estendida esse volume cai 190kg, podendo levar 734kg em sua caçamba, números maiores comparados as antigas gerações da picape.


Em 2012, mais uma mudança chegou, tendo como principal novidade, o novo visual da Saveiro, que trouxe o novo padrão visual da Volkswagen, que ganhava novos faróis, grade dianteira, capô, para-choque dianteiro, além de novas calotas e rodas de liga leve, que trouxeram um ar de modernidade a picape, que melhorou em relação a G5. O interior, a mudança ficou por conta do novo rádio, novo volante multifuncional e revestimento dos bancos, aros cromados da saída do ar condicionado, novo botões do acionamento dos faróis e do ar-condicionado. Além disso, ganhou itens inéditos como Comfort Blinker, item que possibilita que o motorista indique a direção em que pretende ir apenas com um toque na alavanca de seta, sem a necessidade de acioná-la completamente, além do ESS, sigla em inglês para Sinal de Frenagem de Emergência, herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado.


Com a obrigatoriedade do Airbag Duplo e ABS, a Saveiro ganhou ganhou o ESP nas versões mais caras, a primeira picape com este item de série. Em 2014 ganhou a inédita carroceria de Cabine Dupla, que tem elevado as vendas da picape e se juntam as carrocerias Simples e Estendida, totalizando um leque de mais de 15 opções para o consumidor. Quinto veículo mais exportado da Volkswagen do Brasil, a Saveiro é produzida na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Atingiu a marca de 1.000.000 de unidades produzidas até hoje, sendo que 171.410 foram enviadas para mais de 62 mercados ao redor do planeta. É um dos modelos mais velhos em linha da marca, que completou 32 anos de carreira em 2014, com muitas histórias a contar em sua caçamba.


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