Retrômobilismo#57: A primeira picape compacta do Brasil foi ela, a Fiat City!
O ano é 1978. Foi o ano do lançamento da primeira picape compacta que o Brasil já tinha visto. A marca pioneira? É a mesma marca que continua líder nesse segmento até hoje com a Strada, neta da City. Além de ser a primeira picape compacta, era a primeira picape derivada de um automóvel, no caso, o 147, lançado em 1976. Tinha o mesmo comprimento do hatch 147 e a abertura da tampa da caçamba era de articulação vertical, como uma porta. O espaço útil era razoável, 650 litros, e carregava 380kg de peso além do motorista. Se não servia para cargas pesadas, era bastante simpático, com um desenho bem-sucedido. Foi o pioneiro de um segmento que hoje é muito importante no mercado brasileiro, que contém fortes nomes como Fiat Strada, Volkswagen Saveiro e Chevrolet Montana.
Com o lançamento da Panorama em 1980, logo em seguida a picape passou a utilizar a mesma base da station Panorama, ficando mais longo, 3,78 metros de comprimento e com maior capacidade de carga, levando até 570kg. Mas somente ganharia a frente "Europa" em 1982, ficando com a mesma frente do 147, o mesmo de 1980. Era rebatizado seu nome para Fiorino, nome que vinha na versão básica de acabamento, ainda com estilo antigo (o mesmo de 1978), e a City, de apelo mais jovem e esportivo, já trazia a frente modernizada. Uma bem-humorada publicidade de 1983 anunciava que, com sua economia de combustível, o comprador poderia "navegar de saveiro ou ir para o pampa", uma alusão a seus concorrentes da época, a Volkswagen Saveiro e da Ford Pampa lançados havia pouco. No outro ano, era o Chevy 500 da Chevrolet que entrava para a briga.
Com a constante ameaça do Uno sobre o 147 e a precoce saída do sedan Oggi do mercado fizeram a Fiat novamente mexer no visual de seus utilitários. Chegava a vez da City, mais uma vez, ganhar um leve tapa no visual. Desta vez ela ficava com o mesmo visual do 147 Spazio, versão mais moderna e bonita do 147 que tinha sido lançado em 1983. A frente tinha como destaque, os faróis e a grade maiores, com um desenho próximo ao aplicado no Uno. Nas laterais ganhava um novo friso que percorria toda a lateral e repetidores de luzes de direção nos pára-lamas. A frente da City antecipava a mesma tendência visual que viria na picape do Uno, em 1988. Também trazia câmbio de cinco marchas, embreagem com folga zero e o esperado rebaixamento da coluna de direção entre as novidades mecânicas.
Mesmo as mudanças não durariam muito tempo. Depois de toda a linha 147 sair de cena em 1986, o Oggi em 1985 e a Panorama também em 1986, a única que tinha se mantido era a City e o furgão Fiorino (este que apenas mudaria de família). A City saía do mercado em 1988, depois de 10 anos de vida e três mudanças no visual. De 1978 até 1983 foram comercializadas 44.448 unidades. Já entre 1985 e 1986 foram vendidas 18.456 unidades e em 1988 foram 12.411 unidades, o maior ano da picape, já em transição com a Fiorino derivada do Uno. Estima-se que a produção total da City tenha ficado perto das 94.815 unidades, com uma pequena margem de erro de 5.000 unidades para mais ou para menos ("like e IBOPE"), marcando época e abrindo o segmento para tantas outras picapes compactas que o Brasil teria...
Fonte:Best Cars
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