Retrômobilismo#55: O pequeno valente, desconhecido por muitos, eis o JEG Jipe!


Alguém aí já viu um JEG? Possivelmente muita gente dirá que nunca viu esse jipe, e de fato ele é bem raro mesmo. Com estilo quadradão, o JEG Jipe usava a mesma base que todos as novas marcas da época possuíam: base da Volkswagen. Usava motor 1600 com câmbio de 4 velocidades do Fusca e lançado em 1978 tinha visual bem antigo para sua época. Presente no Salão do Automóvel de 1976, o JEG começou a ser vendido apenas dois anos depois. Tinha como rivais os carros da Gurgel, como o X12. Fabricado com chapas de aço, diferente do rival X12, o JEG era montado sobre a plataforma da Kombi encurtada em 40cm.


Tinha para-brisa rebatível sobre o capô, além do camburão de combustível externo. Assim como o visual externo, o painel era muito simples, usando apenas o básico. Tinha túnel no assoalho da carroceria e deixava um vão no eixo do cardã que equipava o modelo 4x4. Apesar de simples, tinha função "selection" que possibilitava através de um botão no painel, travar uma das rodas traseiras independente. A versão 4x2 não teve muita aceitação e são muito raras essas unidades. Apenas em 1980 era lançado o JEG 4x4 com tração integral. A proposta da marca era fabricar 5 unidades ao dia mais com problemas financeiros não atingiu a meta


Com 3,33m de comprimento, 1,66m de altura, 1,70m de altura e 2m de entre-eixos, o JEG tinha proporções bem compactas e pesava apenas 1.024kg, tinha motor traseiro e levava até 4 ocupantes mas com certo aperto. Tinha boas aptidões off-road com bom ângulo de ataque e de saída, com capacidade de tanque de 55 litros. Não vingou, e saiu de cena no início dos anos 80, sem data correta e muito menos quantas unidades vendeu, mas sabe-se que é muito raro de se encontrar um rodando por aí em boas condições. Se você vir um 4x2, você tem uma preciosidade de tão raro ele é.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok