Retrômobilismo#34: Bullying automotivo é coisa atual? Sabe de nada inocente! Volkswagen 1600 sentiu na "lata"!


Carros 4 portas era raros no final da década de 60. Muitos só começaram a vir na década de 70. E o bullying quem pensa que também é algo da atualidades com "menes" está muito enganado. Antes da era internet, era a boca do povo que fazia as piadinhas de mal gosto. E o Volkswagen 1600 4p sofreu muito disso. O sedan do Fusca (Ué, mas o Fusca não é um sedan? Talvez em outros mercados, aqui sempre ficou conhecido como hatch, por isso a Volks acabou lançando o 1600 4p) chegou ao mercado brasileiro em 1968 também no VI Salão do Automóvel, assim como Chevrolet Opala e Ford Corcel (que você viu na semana passada) e com vendas iniciadas em Março de 1969. Era o primeiro sedan 4 portas da Volkswagen no Brasil.


Apesar de ter sido lançado em 1969 seu visual era baseado no modelo alemão de 1961, o que acabou deixando o 1600 4p velho diante do Ford Corcel por exemplo. O nacional fez sucesso entre os taxistas e até policiais, mas devido às linhas retas e as maçanetas parecidas com as alças de um caixão, logo ganharia o apelido de "Zé do Caixão". Na época de seu lançamento, os filmes do cineasta Zé do Caixão estavam em alta o que acabou levando o 1600 4p a ganhar um apelido. O motor era o mesmo 1600 do Fusca, o 1.6 refrigerado a ar que rendia 50cv de potência e um torque de 11kgfm de força, desempenho que era bom aliado a um baixo peso de 862kg que tinha velocidade máxima de 135km/h, com carburador simples e transmissão de quatro velocidades.


Não tinha estabilidade em curvas, que era ruim como os futuros irmãos TL e Variant. O porta-malas na dianteira era pequeno. Para compensar, atrás do banco traseiro havia um espaço razoável que podia ser usado para objetos. Em 1970 viria a única mudança na curta carreira do 1600 4p. Era os faróis que deixavam de ser retangulares para serem dois faróis redondos de cada lado, ficando com o mesmo padrão de toda a Volkswagen que tinha faróis redondos. O sucesso entre taxistas e policiais se deu graças às 4 portas e a grande facilidade de entrar e sair sendo mais prático para essa função, mas para o público a preferência continua fiel aos duas portas.


Seu fim se deu em 1971 depois de apenas 2 anos de mercado e vender apenas 24.475 unidades nos dois anos que esteve em linha no país. Seu fim se deu porque não tinha agradado ao consumidor e modelos como o Ford Corcel possuíam um visual bem melhor e quase ao mesmo preço, fazendo o 1600 4p morrer antes mesmo de provar a que veio ao Brasil. O "Zé" saiu de linha há mais de 40 anos, mas o apelido de "Zé do Caixão" imortalizou o modelo até hoje. Se não fosse esse apelido, muitos nem saberia da existência do sedan da Volks...

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