Retrômobilismo#30: A galáxia era pouco para ele. Ford Galaxie tinha muita imponência!


A Ford chegou ao Brasil em 1919. Mas foi no dia 16 de Fevereiro de 1967 que a marca do oval azul lançou seu primeiro automóvel no Brasil, o grande Galaxie. De fato o Galaxie era uma "banheira" com mais de 5 metros de comprimento, com frente e traseira de tamanhos incomparáveis. A chegada do Galaxie ao Brasil se deu graças ao GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automotiva) que na década de 50 deu início a implantação da indústria nacional. Até então apenas com caminhões e a picape F100 a Ford ainda não tinha nenhum automóvel em sua gama de veículos. Depois de quase 10 anos da chegada da F100 a Ford lançou o automóvel. Literalmente "O AUTOMÓVEL!". Chamado de "Galaxie 500". Fez grande sucesso de público no V Salão do Automóvel de São Paulo, com a primeira unidade produzida no dia 16 de Fevereiro de 1967.


Praticamente o mesmo do modelo americano, o Galaxie tinha 5,30m de comprimento, 2 metros de largura e incríveis 3,02 metros de entre-eixos. Com bastante cromados e linhas retas, o Galaxie estava na moda, e tinha a tendência da época. Destacavam-se os dois faróis de cada lado, um logo acima do outro e com lanternas traseiras retangulares. Espaçoso e muito confortável o Galaxie levava com folga 6 ocupantes. O primeiro motor do Galaxie era um 4.5 V8 que rendia 164cv de potência e um torque de 33,4kgfm de força, com câmbio manual de 3 velocidades na coluna de direção, que levava muito bem os 1.780kg, mas não era nada de fabuloso, sendo apenas razoável. Entre as grandes novidades para a época, o Galaxie tinha rádio, marcador de temperatura analógico e um sistema de ventilação forçada, que era raro no mercado, promovia alguma renovação de ar e o desembaçamento do pára-brisa. Os quebra-ventos eram o "ar-condicionado" e eram movimentados por pequenas manivelas.


Com esse motor o Galaxie ia de 0 à 100km/h em "apenas" 15 segundos o que era bom para a época. Chegava a velocidade máxima de 150km/h. Vinha com freios a tambor nas 4 rodas e com um chassi de longarinas, solução que hoje não existe mais por causa do monobloco. Logo ganhou prestígio no mercado brasileiro pois não tinha rival como ele no mercado e os que tinham já estavam bem defasados. Em 1969 chegava as primeiras novidades como a versão Limited chamada de LTD. O acabamento era mais refinado e tinha teto revestido em vinil, grade e frisos diferenciados, tapetes espessos a versão "LTD", painel e portas com revestimentos em jacarandá da Bahia, retrovisor externo com ajuste interno, lampejador de farol alto, espelho de cortesia no pára-sol direito e apoio de braço central no banco traseiro, sendo um legítimo carro de luxo nacional. Também vinha com outro motor, o 4.8 V8 que tinha 190cv de potência e um torque de 37kgfm de força. Velocidade máxima era de 160km/h.


Em 1970 esse mesmo motor do LTD chegava ao Galaxie 500, a versão mais simples do Galaxie que competia com Chevrolet Opala e Dodge Dart, ambos menores e mais baratos que o Galaxie. Como novo motor pegou a fama de gastador já que fazia uma média de 3,5km/l na cidade e 5,5km/l na estrada em tempos de crise no petróleo se tornou um carro caro de manter em funcionamento. Em 1971 chegava o LTD Landau, a versão com ainda mais requinte que o LTD. "Landau" em francês significava aquelas antigas carruagens, nome que caía perfeitamente no Galaxie Landau. Vinha com vidro traseiro menor, calotas raiadas, também inspiradas em carruagens, revestimento da capota em vinil corrugado, por fora, e material aveludado, por dentro e revestimento dos bancos em couro, opcional, ou em cetim entre outros mimos. Freios tinham servo-assistência enquanto as versões mais simples eram a tambor, trazia muito luxo para a época.


Somente em 1972 a Ford trazia mudanças para o Galaxie. Nas versões LTD e Landau o Galaxie ganhava nova grade mais estreita e com filetes na vertical e com as luzes de direção nas extremidades. A grade era menor, embora a versão Galaxie 500 continuasse com frisos horizontais. As lanternas traseiras eram menores e tinham 3 divisões em seu interior. Os piscas ainda continuavam no para-choque traseiro. Mas foi em 1976 que chegava a maior mudança do Galaxie. Os 4 faróis agora eram horizontais, com grade maior na vertical com novo para-choque dianteiro e traseiro. Por falar em traseira, ela ganhava novas lanternas que vinham em conjuntos de três retângulos, com as luzes de ré ainda no pára-choque, e todas as seis eram acesas, dava um ar de imponente à noite.


A placa na dianteira ficava na direita eram as maiores novidades do Galaxie até sair de cena. Com esse "face-lift" o Galaxie ganhava novo motor, o 5.0 V8 que tinha 199cv de potência e um torque de 39,8kgfm de força que vinha importado do Canadá. Com esse motor ele ia de 0 à 100km/h em 13 segundos e atingia a velocidade máxima de 160km/h. Com câmbio automática chegava a 150km/h e no 0 à 100km/h em 15 segundos. Em 1978 algumas detalhes ganhavam novidade como volante com 4 raios que ficava com interior mais agradável aos olhos. Em 1979 chegava a vez da ignição eletrônica chegar ao Galaxie, que substituía os velhos condensador e platinado, aprimorando o funcionamento do motor e reduzindo o consumo. No mesmo ano o Galaxie 500 deixava de ser oferecido, ficando apenas nas versões LTD e Landau, sendo que o último vinha apenas com câmbio automático. Em 1980 o modelo ganhava o motor a álcool para diminuir o alto consumo ao abastecer o enorme tanque de combustível de 107 litros. Vinha com cinto de dois pontos.


No mesmo ano o Galaxie ganhava fechadura do porta-malas com comando elétrico, suspensão com estabilizador e os cintos dianteiros de dois pontos passavam a ser retráteis. A última mudança foi em 1982 quando as lanternas saíram do para-choque traseiro e passava a ser junto com as lanternas. Saiu de linha no dia 2 de Abril de 1983 depois de 16 anos de mercado, totalizando 77.850 unidades fabricadas, era o fim do primeiro automóvel da Ford e do nosso luxuoso sedan que marcou época. Muitos compradores pediram para a Ford voltar atrás e fazer pedidos pelo Galaxie, mas a marca disse que não iria voltar atrás. E ainda mandou uma resposta. Quem gostava do Galaxie poderia ir até uma concessionária da marca para dar uma olhada no Del Rëy, um carro bem menor e sem os mesmos mimos do Galaxie.


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