Retrômobilismo#28: A extinção de um bravo felino! A breve história do FNM Onça!


Sabe aqueles animais que eram muito falados antigamente e que já entraram em processo de extinção e hoje quase não são mais vistos sem ser num Zoológico? Bom, o FNM Onça é assim. Ele só é encontrado em alguns eventos de carros antigos, mas não são em todos. Com início do projeto em 1964, o Onça era um projeto que teve poucas unidades produzidas em série. Primeiramente, quem o desenhou foi Genaro "Rino" Malzoni que morava em uma fazenda e criava carrocerias com motores de outras marcas, em especial motores DKW. Foi ele que a Fábrica Nacional de Motores, ou FNM, procurou interessada em uma variante para seu automóvel, o FNM 2000.


A FNM buscava um carro moderno, queria utilizar o mesmo chassi com FNM JK ou FNM 2000/2150. Em 1964, "Rino" fez os primeiros protótipos mas sem sucesso. O primeiro protótipo tinha 4 faróis na dianteira com dois em cada lado, uma grade maior com o emblema parecido com da Alfa Romeo. Com o nacionalismo nas veias, Rino colocou o nome do "FeNeMê" de Onça naquela época, quando o felino era o rei das matas. Construído artesanalmente, a carroceria do Onça era fabricado em Matão, no estado de São Paulo. Quando pronta a carroceria seguia para Duque de Caxias, onde era fabricado o JK. O chassi era 22cm mais curto que o JK, com carroceria de vidro pesava cerca de 1.100kg.


Tinha motor 2.0 que rendia 115cv de potência, 20cv a mais que os 95cv do JK que era cerca de 200kg mais pesado que o Onça, acoplado a um câmbio manual de 5 velocidades e com tração traseira, alcançava cerca de 175km/h. O motor vinha com maior taxa de compressão, via pistões de cabeça mais elevada e alimentação por dois carburadores duplos horizontais da Weber e alavanca de marchas no assoalho. Mais aerodinâmico que o JK/2000/2150, o Onça era bem mais ágil, tornando-o um bom esportivo para a época. Entre os luxos tinha ventilador e bancos de couro, o que era item de luxo antigamente. Foi apresentado oficialmente dois anos depois do início do projeto, durante o Salão do Automóvel de 1966 com grande sucesso e a boa receptividade do público.


Media no comprimento 4,42 metros, a largura de 1,67 metros, altura de 1,29 metros e entre-eixos de 2,50 metros e pesava 1.100kg. Segundo Roberto Nasser, um dos poucos (e felizes) proprietários do FNM Onça no Brasil é um colecionador de raros modelos e possui um Brasinca 4200GT, Puma GT Malzoni, Aero-Willys Executivo, Fissore entre outros que já passaram aqui pelo Retrômobilismo procurou um Onça por 12 anos e conta que foram fabricados apenas 8 unidades e que só 5 delas estão em boas mãos, possivelmente de colecionadores. Na época um Onça valia 65% a mais que um Ford Galaxie, mostrando como era caro e por isso, mais um raríssimo. Saiu de cena em 1967.


Protótipo: Se você procurar FNM Onça encontrará o protótipo do modelo, onde o paradeiro desse protótipo do Onça é um mistério. De desenho pesado, o protótipo de 1964 era diferente do carro definitivo. Como já falamos ele tinha faróis duplos com moldura cromada, frente elevada e reta, para-choque frontal dividido em dois, teto de vinil e aberturas dos para-lamas traseiros mais baixas que as dianteiras. Se ainda existir, é um tesouro para qualquer coleção. A foto desse protótipo você verá na página do Retrômobilismo no Facebook nos próximos dias.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok