Retrômobilismo#27: De familiar à carro de polícia. A Veraneio levou muitos "mal-elementos" pelo país!


Como se esquecer da saudosa Veraneio? Lançada inicialmente em 1964 como C1416, um codinome que só em 1970 viraria Veraneio (O nome Veraneio viria apenas em 1970, que daria a alusão de um carro de lazer nas férias de verão por exemplo), mas mesmo assim é o principal nome do "SUV". Baseada na picape C14/C15/C10 que você viu ontem no Retrômobilismo, a Veraneio chegou junto da picape e vinha com o mesmo motor da C14, o 4.3 V6 que rendia 149cv de potência a 4.800rpm e com um torque de 32,1kgfm de força, disponíveis a 2.400rpm e vinha com câmbio manual de 3 velocidades. Ia de 0 à 100km/h em 21 segundos e atingia velocidade máxima de 145km/h. Também tinha o motor a Diesel, o 3.9 que rendia fracos 77cv e um torque de 27,5kgfm, também presente na picape.


Com 4 portas, a Veraneio levava facilmente até 9 pessoas, mais que sua principal rival, a Willys Rural que levava 7 passageiros. Em 1968 chegava as primeiras mudanças com novos faróis que agora são únicos em cada lado, além de nova grade. O resto do SUV segue o mesmo de 1964. O interior ganhava novo velocímetro. Com suspensão dianteira independente e espaço mais amplo que sua antecessora, a Chevrolet Amazona, a Veraneio era um carro bem família. Mesmo levando 9 passageiros, tinha amplo espaço interno, algo que foi sua característica principal até sair de linha na década de 90. A única desvantagem da Veraneio era sua estabilidade já que era um carro alto, não conseguia ser muito estável em curvas com alta velocidade.


A Veraneio não chegou a ter motores como o 2.5 a gasolina ou a álcool que foram oferecidos na C10 em 1976, pois pelo seu peso, a Veraneio sempre precisou de um motor mais forte que a picape. Mas em 1978 chegava o novo motor a Diesel, o 3.8 que rendia os mesmos 77cv do 3.9 com um torque de 30kgfm, maior que os 27,5kgfm do antigo motor a Diesel. Já em 1981 o motor a álcool chegava e o gasolina mudava e passava a ser o mesmo do Opala. Era um 4.1 V6 que rendia 122cv de potência e um torque de 27kgfm de força (a álcool) e o 4.1 V6 que rendia 132cv de potência e um torque de 27,2kgfm de força no movido a gasolina. Após a longa geração (longa mesmo, durou 25 anos) a Veraneio finalmente chegava a nova geração em 1989 agora baseada na Série 20 de picapes, como A20, D20 e C20.


A nova geração não tinha absolutamente nada da antiga geração, onde ganhava linhas retilíneas e mais contemporâneas. Na nova geração a Veraneio passou a ter como item de série, o ar-condicionado e direção assistida passaram a fazer parte da lista de equipamentos. Na nova geração os motores eram o 4.1 de 6 cilindros em linha a gasolina que rendia agora 124cv de potência e o 4.1 de 6 cilindros passava a oferecer 140cv de potência. O motor a Diesel também vinha da série 20 da D20, com o 4.0 de 4 cilindros que rendia 120cv com Turbo e 92cv no aspirado. A versão topo de linha, a Custom Deluxe podia vir com controle elétrico dos vidros e travas, rodas de alumínio e direção de assistência eletrônica Servotronic, requinte que só em 2001 foi aplicado ao Omega australiano.


Temida por muitos, a Veraneio ficou conhecida como “camburão de polícia”, mas também foi muito usada como ambulância, além, é claro, do uso como veículo familiar entre as famílias mais abastadas, a Veraneio iria sair de linha em 1994 depois da liberação dos importados e com vendas pífias, a Veraneio não resistiu ao mercado que passava por uma total reformulação. De 1970 à 1975 foram vendidas 24.400 unidades e em 1976 foram vendidas 3.207 unidades. Em 1979 foram vendidas 1.732 unidades e em 1981 foram 1.276 unidades e de 1992 à 1993 foram vendidas 746 unidades nos nossos dados de vendas. Seu ano recorde de vendas foi em 1974 quando foram vendidas 5.718 unidades. Para os órfãos da Veraneio, em 1998 a Chevrolet trouxe a Grand Blazer para resgatar aqueles que gostavam de "SUVZÃO", mas sem sucesso.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Onix e Onix Plus devem ganhar reestilização até o início de 2024 no Brasil

Chevrolet lança Feirão de Fábrica neste final de semana e Acelera Chevrolet até dia 31/03

Depois do Tiggo 5X, Chery lança no país o Tiggo 7 Sport, que chega por atraentes R$ 134.990

Volkswagen Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan Jetta e Amarok tem promoção até dia 31