Retrômobilismo#20: Como se esquecer do belo Volkswagen Karmann-Ghia no Brasil?


Como se esquecer do lendário Volkswagen Karmann-Ghia no Brasil? Um dos modelos mais icônicos da indústria automotiva brasileira, a Volkswagen o lançou por aqui em 1962, depois de 7 anos do seu lançamento no mundo. Na época, o Karmann-Ghia tinha vendas baixas, mas também pudera: era muito caro, custando o mesmo que um Simca Chambord, que era um dos modelos de maior luxo no país na época. Sua fábrica ficava em São Bernado do Campo (SP), e era muito parecido com o modelo europeu, que vinha com motor 1.2 que rendia 36cv de potência a 3.400rpm. Mas foi em 1967 que ele ganhou produção nacional com novo motor, um 1.5 que rendia 44cv de potência e 10,2kgfm de torque a 2600rpm, dando esportividade maior ao modelo, apesar de render muito aquém de um legítimo esportivo, mas para os padrões da época não era um desempenho tão ruim.


Além disso, o sistema elétrico passava de 6V para 12V, e o desenho das lanternas traseiras era modificado. No fim de 1967 era lançado o Karmann Ghia conversível, que atualmente é um dos modelos brasileiros mais raros e valorizados do país, já que foram produzidos apenas 176 unidades. Em 1969 vinha mais mudanças e o modelo ganhava uma bitola traseira maior, que deixava a roda traseira mais visível e com visual mais "esportivo". Em 1970 o Karmann-Ghia ganhava mais um motor novo, dessa vez o 1.6 que rendia 50cv de potência e um torque de 10,8kgfm de torque a 2800rpm, números melhores que o motor 1.5. Outras mudanças acompanhavam, como o sistema de freios que era substituído por freios a discos na dianteira e o modelo dos para-choques, que passou a ser uma única lâmina com dois batentes com protetores de borracha.


Era a última reformulação da primeira geração do Karmann-Ghia, que saía de linha no Brasil em 1972 onde no mesmo ano era apresentada a nova geração do Karmann-Ghia, que ganhava um nome adicionar, "TC". Surgia no mercado brasileiro o Karmann-Ghia TC, uma reformulação do modelo que lembrava e muito o Porsche 911, era uma geração especial para o Brasil, projetado pela Karmann alemã e italiana. Usava o motor 1.6 da Variant e do TL, que rendia 65cv com torque de 12,0kgfm de força a 4.600rpm era alimentado por dois carburadores de corpo simples, chegava a velocidade máxima de 145km/h. Era considerado um fastback e media 4,20m de comprimento, 2,40m de entre-eixos, 1,62m de largura e 1,31m de altura e pesava 920kg.


Apesar da nova "casca" o Karmann-Ghia TC tinha o mesmo interior do antigo Karmann-Ghia, mas tinha bancos mais modernos na frente, mas atrás ficava muito a dever, assim como quase todos os esportivos. A propaganda na época anunciava quatro passageiros, mas se fossem pessoas de estatura alta não conseguiria ir atrás, já que era baixo, podendo levar só "baixinhos". O painel era simples e oferecia velocímetro, marcador de nível de combustível e relógio de horas. Era um pouco mais barato que o antigo Karmann-Ghia, mas ainda era considerado caro pelo o que oferecia. Apesar de ter um visual bonito e moderno, alguns anos depois surgia o SP2, que era mais bonito, mais barato e acabou ofuscando a imagem do Karmann-Ghia TC. Ofuscado, o TC saiu de linha em 1975, depois de 3 anos de produção do novo TC, que deixava o SP2 como o "esportivo" da Volks. Tanto a primeira como a segunda geração não empolgaram graças aos fracos motores e os altos preços.


Com visual moderno para a sua época, os Karmann-Ghia e o Karmann-Ghia TC não fizeram tanto sucesso no país, apesar de até hoje arrancarem suspiros dos colecionadores, principalmente do conversível da primeira geração. Entre 1962 à 1972 foram produzidos 23.402 unidades da primeira geração, 176 unidades do conversível e cerca de 18.000 unidades do Karmann-Ghia TC, o que totalizava algo próximo de 41.600 unidades das duas gerações do Karmann-Ghia no Brasil. Hoje ambos deixam saudades como um dos únicos esportivos da Volkswagen, juntamente do SP2, mas que eram caros pelo o que ofereciam, além do claro dos motores "anêmicos" nas duas gerações, mas que acaram conquistando uma grande legião de fãs, não só no Brasil, mas no mundo!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado