Retrômobilismo#19: O charme da francesa familiar, a Simca Jangada!


Charmosa assim como o Simca Chambord, a Jangada surgia em 1962. Em 1961 os testes da Jangada, a station teria outro nome no Brasil: Bandeirante, nome que no início de 1962 seria usado nos modelos da Toyota, que você viu na semana passada. A procura de outro nome, a Simca lançou a station do Chambord como Jangada, lançada dois anos depois do sedan. Lançada como protótipo em 1961, a "ambulância" Simca virou um modelo de série, que também era usada como ambulância, a Jangada tinha um visual bonito para a época, ainda que usasse o "rabo de peixe", algo que já era da década de 50, tinha classe e era bonita perante a DKW Vemaguet, a única station da época no Brasil.


Usava motor 2.4 (Na real um 2.35) V8 Aquillon de origem da americana Ford, que rendia 84cv no Chambord, na Jangada tinha 92cv de potência e um torque de 15,5kgfm de força, com tração traseira. A modernidade do Chambord também estava presente na Jangada, com suspensão dianteira independente tipo McPherson e molas helicoidais na traseiro de eixo rígido. Sem mudanças aparentes, em Março de 1966 o motor V8 ganha mais alterações, com o famoso "Emi-sul", que tinha válvulas no cabeçote e novo carburador, gerava 140cv de potência e 21,0kgfm de força, motor disponível tanto para o Chambord como para a perua Jangada, que rendia 46cv a mais e uma força de torque sem comentários.


Depois da mudança no motor, a Jangada ganhava mudanças internas, como novos frisos, e as colunas traseiras, que ficavam mais largas em 1966. Deixava o porta-malas maior já que as duas portas traseiras foram deslocadas e ficaram mais na parte final da carroceria, já que um dos defeitos da Jangada eram as portas que muitas vezes tinham de ser amarradas às colunas de sustentação para não abrir em estradas acidentadas. Espaçosa, a Jangada podia carregar 1.800 litros em seu porta-malas, media 4,62m de comprimento, 1,75m de largura, 1,52m de altura e pesava 1.285kg.


A Jangada saía de linha em Março de 1967, no mesmo ano que o Chambord, por serem modelos velhos para a época, principalmente por que o Brasil começava a dar seus passos de evolução. Das 2.705 Jangadas produzidas pela fábrica de São Bernardo do Campo (SP), pouquíssimas resistiram ao tempo, sendo que apenas 33 unidades forma fabricadas com o novo motor Emi-Sul, apresentada em 1966. Hoje ela é um dos mais raros carros nacionais, e a maioria das sobreviventes encontra-se no Paraná e no Rio Grande do Sul. Era o fim da Simca no Brasil e dos belos modelos como Chambord e seus derivados e a station Jangada.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok