Retrômobilismo#12: A Chevrolet que levava a família para um passeio, eis a Amazona!
Depois da Chevrolet Brasil em 1958, em Dezembro de 1959 era a vez da Amazona entrar em produção em São Caetano do Sul. Maior que a Willys Rural, a Chevrolet Amazona era rival do modelo da Willys, mas levava 8 ocupantes contra 6 da Rural, mas com maior porta-malas, que era realmente grande. Assim como a Brasil, a Amazona também tinha o logo a marca Chevrolet e ao fundo tinha o mapa do Brasil. A "perua" (Uma das matriarcas dos SUVs, junto com a Willys Rural) foi lançada em 1959 e não vinha com o mesmo motor 3.1 V6 à Gasolina da picape que rendia 136CV, mas era associado a um câmbio manual de 3 velocidades.
O motor da Amazona já era o motor nacional, que passou a ser oferecido na picape em 1959. O modelo ganhou o motor nacional, o motor era um 4.3 V6 à Gasolina que rendia 142CV de potência. Com esse motor, a Amazona tinha velocidade máxima de 135km/h, acelerando de 0 à 100km/h em 25,1 segundos, o que não era ruim para um modelo que pesava mais de 2.000kg. A média de consumo era de 7,63km/l na cidade e na estrada era de 6,5km/l, consumindo mais que na cidade. Assim como a picape, a Amazona também tinha sua variante, chamada de Corisco, que era um furgão que não tinha os bancos traseiros e nem vidros traseiros laterais (Última foto da postagem).
Ela durou pouco com a frente de apenas 1 farol para cada lado. Lançada em 1959 durou até 1962, apenas 3 anos depois de ser lançada, ganhava uma leve mudança visual na dianteira, com nova grade, faróis duplos, novo para-choque, e o resto se mantinha o mesmo desde o lançamento, sem mudanças aparentes. A verdade é que a Amazona era a "bisavó" da TrailBlazer, assim como a Brasil é a bisavó da S10 atual, ou seja, desde 1959 a Chevrolet aposta nesse segmento, que ultimamente tem ficando caro, mas bem mais moderno e com tecnologias nem pensadas para aquela época, mas não traz aquela sensação de nostalgia que os antigos modelos exaltam.
No quesito mercado, a Amazona não se dava bem em alguns quesitos. Isso porque de 1959 à 1963 foram vendidas mais de 2.000 unidades, cerca de 500 unidades por ano e cerca de 40 unidades por mês, bem longe da Willys Rural, que vendia mais que o triplo que a Amazona. Podendo levar até oito ocupantes ou sem os dois bancos da terceira fila, levava até 650kg de carga. Já a Corisco não se tem dados de quanto levava na "caçamba", mas levava bem mais que a Amazona. Terminando, podemos dizer que a Amazona era um modelo ótimo para famílias, mas não vendeu muito. Nos EUA, a nossa Amazona era conhecida como Suburban, em mercado há 75 anos nos EUA. Aqui, saiu de linha em 1964, dando lugar à Veraneiro, vendendo até 1963, 2.625 unidades, e atualmente um modelo raríssimo.
Algumas fotos: Quatro Rodas
Esqueceram de escrever que este deve ter sido o primeiro automóvel a ser fabricado com três portas.
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