Retrômobilismo#5: Chevrolet 3100, ou melhor, Chevrolet Brasil, o primeiro GM nacional!


Brasil. País ainda promissor para a Chevrolet e para tantas outras marcas. Em 1958 a Chevrolet lançava no Brasil a 3100, que ficou conhecida por tudo país como Chevrolet Brasil, tudo por ter sido o primeiro modelo da marca a ser fabricado no país. Em seu logo, o modelo tinha a marca Chevrolet e ao fundo tinha o mapa do Brasil. A picape foi lançado em 1958 e vinha com motor 3.1 V6 à Gasolina que rendia 136CV, importado dos EUA, associado a um câmbio manual de 3 velocidades. Fabricada em São Caetano do Sul, em São Paulo, tinha 54% das peças nacionalizadas.


O modelo tinha velocidade máxima de 125km/h e ia de 0 à 100km/h em 19 segundos e fazia uma média de 5,1km/l, uma legítima "beberrona". Em 1959 o modelo ganhou o motor nacional, mas ainda era o mesmo 4.3 V6 à Gasolina que rendia 142CV de potência. Em pouco tempo, a linha 3100 ganhou outras carrocerias, como a Alvorada (1961) que era uma das primeiras picapes com Cabine Dupla, além da Amazona (Lançada em Dezembro de 1959 e que você deve ver nos próximos fins de semana) e furgão Corisco.


Na capacidade de carga, o modelo levava 735kg em sua caçamba. O modelo durou até 1962 com a frente mais simples (primeira foto) e a partir de 1962 o modelo ganhava mudanças, como os 4 faróis na dianteira, mudando a grade outros outros detalhes. Como não temos dados de vendas, entre 1962 (3.747), 1963 (3.028) e 1964 (6.624 - Vendas junto com a C14), somam 13.399 unidades do modelo. Em 1964, a Chevrolet Brasil saía de linha no Brasil, deixando a vaga para a Chevrolet C14 e logo depois com a C10.


A Brasil no país competia principalmente com a Ford F100, que era lançada em 1957. Já a Alvorada era a picape mais família da linha 3100, ou melhor dizendo, Brasil. O modelo levava 6 pessoas, e era a "bisavó" da S10 Cabine Dupla. Atualmente é muito difícil ver uma Alvorada em ótimo estado, isso porque o modelo vendeu pouco no Brasil e a maioria dos modelos atualmente estão sucateados ou em péssimo estado de conservação. A Alvorada (Última foto) tinha a traseira diferente, com porta-malas, que foi lançada em 1961 no Brasil.


Uma unidade da Alvorada, ainda em estado aceitável

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil