Retrômobilismo #3: Pioneira, Willys Rural foi o primeiro "SUV" do Brasil!


Diferente para a época, com misto de Station com Minivan, a Willys Rural na verdade foi a pioneira entre os SUVs, que hoje em dia dominam grande parte do Brasil. Lançada por aqui em 1956, mas só começou a ser fabricada por aqui em 1958 a Willys Rural quase nunca passou por grandes mudanças, ao não ser por uma única, em 1960 que deixou o modelo bem mais conhecido que a primeira. Com amplo espaço interno, a Willys Rural tinha espaço de 2.700 litros no porta-malas e levava até 6 pessoas.


O modelo em sua primeira "geração" tinha um motor 2.6 V6 que rendia até 90CV, associado a um câmbio manual de 3 velocidades e sempre com tração 4x4. Esse motor levava a Rural à velocidade máxima de 130km/h, média dentro dos padrões para a época. Esse mesmo motor começou a ser fabricado no Brasil em 1959, deixando de importar o motor americano. No ano seguinte era vez do visual mudar. O modelo ficava diferente do modelo americano, com nova frente mais moderna e mais bonita. Mais tarde, em 1964 o modelo ganhava tração 4x2, além de câmbio reposicionado para a coluna de direção. Nos anos seguintes, a Willys deixava a Rural ainda melhor, com novo câmbio de 4 velocidades, nova grade e painel de instrumentos.


Em 1967, a Ford comprava a Willys, que passaria a se chamar "Ford-Willys", mas ficou mais conhecida por Ford. A Rural mudava novamente só em 1969, quando novas versões chegaram: "básica" e "luxo". Novamente em 1970, a Rural mudava. Dessa vez era o motor, que passaria a ser o 3.0 V6 que rendia 132CV. Sem rivais diretas em início de carreira, a Willys-Ford Rural competia mais com a Volkswagen Kombi, que lutavam pela escolha de famílias. Suas vendas sempre foram estáveis, sendo um dos modelos mais vendidos da Willys. Em 1975 a Willys Rural ganhava outro motor, um 2.3 que também rendia 90CV, mas esse motor teria vida curta, de apenas 2 anos.


Seu melhor ano no Brasil foi em 1964, quando o modelo vendeu 14.899 unidades. Sua média por ano era de 9.000 unidades anuais. No Brasil, o modelo teve uma carreira bem longa. Foram 21 anos de estrada (1956 à 1977) que levaram muitas famílias à diversos lugares. De 1962 à 1975 foram vendidas 151.472 unidades do modelo, pois antes disso não se tem dados e os anos de 1976 e 1977 o modelo já estava na "UTI" dos veículos, por isso não consta como os modelos mais vendidos do nosso levantamento. Mas podemos dizer que o modelo foi um sucesso de vendas, graças a sua originalidade e versatilidade para a época.

A esquerda a Rural a partir de 1960 e a direita a primeira,
que foi lançada em 1956

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok